Sabemos onde estamos, mas, com este Pobre País, não sabemos para onde vamos. Portugal, Alenquer, Desporto e fotos de viagens.

Links

Quarta-feira, 15 de Junho de 2005

Porque continuar a votar neles ??

Muitos Alenquerenses ao reflectirem acerca de possíveis modelos de desenvolvimento para o concelho, muitas das vezes centram erradamente a sua análise, somente nas freguesias urbanas, de Santo Estevão, Triana e Carregado. É certo que estas, por serem as mais populosas merecem uma análise mais cuidada e particular, nomeadamente face aos seus projectos e problemas endógenos mais antigos, como o desenvolvimento industrial, urbanismo, comércio e acessibilidades,.

Emerge no entanto em Alenquer a necessidade de olhar para o alto concelho, que é composto não por três freguesias, mas sim por dezasseis freguesias, que na sua esmagadora maioria são rurais. Efectivamente, das catorze freguesias rurais podemos dividi-las em dois grandes grupos, as que já detém alguns sectores industriais e que se mantém num eixo Alenquer/Carregado (Abrigada, Ota e Aldeia Galega da Mercena) e as restantes, geograficamente mais no interior com uma componente rural mais evidente e com imensos problemas de acessibilidade.

Na sua generalidade as freguesias rurais vivem actualmente com problemas de ordem demográfica, assentes numa diminuição da população, conjugada com o crescente envelhecimento da mesma e com os problemas sociais e humanos que tal situação acarreta.

Existe a falta de actividades económicas que prendam os jovens através da criação de empregos, algum caos urbanístico em alguns locais contrastar com a dificuldade excessiva para a construção de novas habitação devido a algumas as regras e a PDM visivelmente desactualizados .

Não devemos esquecer que a crise que a agricultura atravessa desde a alguns anos também não tem sido propriamente um polo de interesse para a fixação dos mais jovens.

No entanto algo tem que mudar rapidamente para que não se instale uma crise sócio-ecomonica com o rápido empobrecimento da população rural e o desaparecimento de algumas aldeias do nosso concelho.

Em mais de trinta anos de um executivo camarário Socialista nada foi feito para fixar a população nas freguesias do alto concelho, nomeadamente Ventosa, Vila Verde dos Francos, Santana da Carnota , Cabanas de Torres, Ribafria e Pereiro de Palhacana.

Afinal porque se re- candidatam os socialistas a mais 4 anos, se em trinta anos os socialistas nada fizeram por estas populações, não quer dizer que tenham feito pelas outras não, também nada fizeram pelas freguesias do Carregado, ST Estevão ou Triana, basta olhar para o Caos urbanístico do Carregado para se perceber que quem esta a frente dos destinos da Câmara não percebe nada de urbanismo ou de desenvolvimento social.

Então porque continuar a votar neles ??
Publicado por Francisco Martins às 07:17
Link do post | Comentar | Adicionar a favoritos
|
------- ALENQUER - PORTUGAL ------- ----------- Francisco Martins ----------- ---------- as1403052@sapo.pt --------- ----------- Carlos J Ferreira ----------- --------- carlos@ferreira.com --------

Translate to

English

Agosto 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
19
20
26

Temas

alenquer

autocaravanismo

benfica

blogs

bulgaria

caricaturas

croacia

desporto

egipto

espanha

fotos

frança

grecia

humor

internacional

italia

livros

mulheres

nacional

nd

ota

pessoal

polonia

romenia

varios

todas as tags

Arquivos

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Posts recentes

Recantos

«tão importantes são os p...

5 - O cantinho Benfiquist...

A Insanidade ao seu mais ...

Confusão

Uma magnífica ideia para ...

É já depois de amanhã

Leste

4 - O Cantinho Benfiquist...

Setúbal não é a Rua Soeir...

webstat

mais sobre mim

blogs SAPO

subscrever feeds