Sabemos onde estamos, mas, com este Pobre País, não sabemos para onde vamos. Portugal, Alenquer, Desporto e fotos de viagens.

Links

Quarta-feira, 21 de Setembro de 2005

Alenquer a caminho das autárquicas - 28ª parte (de muitas)

O debate entre os candidatos à CM de Alenquer que hoje decorreu na Rádio Voz de Alenquer, apenas veio confirmar que os melhores candidatos, e com maior preparação para desempenhar o papel de Presidente de Câmara já estiveram na RVA... ...Na passada semana!

Mas analisemos a prestação dos candidatos individualmente:

- José Manuel Catarino, candidato da CDU, esteve igual a si próprio - com um discurso cheio de frases soltas onde, à boa maneira comunista, ataca os capitalistas, os ricos e os poderosos sempre que discorda das posições da autarquia. Tudo serve de pretexto para um discurso antiquado que faz lembrar o pós 25 de Abril e os excessos levados então a cabo pelo PCP. Por variadas vezes em que tomou a palavra, desviou-se do assunto a debate, dispersou-se por vários lados e poucas ideias concretas conseguiu transmitir. De positivo ressalvo a clara posição em relação ao Aeroporto da Ota onde afirmou que "eu não quero aqui o aeroporto", e onde questionou a coligação Pela nossa terra pela estranheza que lhe causou o querer referendar o Aeroporto (aprofundo este ponto mais à frente) e de nunca terem falado de um referendo à água.
Saliento o facto de, a certa altura do debate, Catarino me ter feito sorrir: Afirmou que "Há 2 anos que a Repsol do Carregado não paga renda à autarquia! Qualquer senhorio já os tinha posto na rua!". Se fosse eu que fizesse uma afirmação desta forma os camaradas chamavam-me fascista, mas como foi o Catarino...

- Em relação a Nuno Coelho o que dizer: Demonstrou clara inexperiência neste tipo de debates deixando vários pontos por rebater e usou-se de "bengalas" e diminutivos no seu discurso que não o favorecem em nada - "Deixe-me só dizer...", "Dê-me um segundinho...", foram várias das bengalas usadas. Quando questionado sobre o problema da zona ribeirinha do Tejo, que pretendem requalificar e embelezar, ser pertença de privados deixou um vago "isso ultrapassa-se com facilidade", quando falou na ideia das aldeias rurais, não conseguiu transmitir o que isso realmente seria (ainda bem que José Carlos Morais já o tinha explicado bem na passada semana), e finalmente quando questionado pela terrível gafe cometida com a ideia do referendo ao Aeroporto da Ota, «esclareceu que» o referendo serviria apenas para auscultar as populações, para promover um debate abrangente, explicar às pessoas o impacto da vinda do Aeroporto para a Ota. Logo Catarino, e muito bem aqui, em tom jocoso e exaltado lhe perguntou para quê a feitura do referendo - "Vai-se apenas gastar dinheiro?". Nuno Coelho disse que não, pois serviria para legitimar a posição da CMA, afirmando(!) que a CMA não deve ter qualquer posição sobre o Aeroporto. Depois disse que "é prematuro ter uma posição favorável ou desfavorável" sobre o aeroporto(!!!!!!!). Em relação a este ponto questiono a coligação o que quererão dizer quando publicam uma declaração no seu site onde afirmam que "O nosso projecto para Alenquer não inclui um aeroporto!". Afinal é prematuro ter uma posição sobre o Aeroporto, ou apenas é prematuro os outros terem uma posição? A Coligação tem uma clara posição contra o Aeroporto enquanto oposição e deixará de a ter se conquistar a Câmara? Estas dúvidas apenas nos surgem porque a Coligação ao invés de desistir da tolice do referendo, que para nada serve e que nada altera, insiste na tolice e dá ainda mais tiros nos pés!
Como nota positiva para o candidato da Coligação o momento em que afirma que a feira do vinho não tem tido sucesso e participação dos produtores / viticultores do Concelho porque é feita exactamente na altura em que estão mais ocupados nas vindimas! Até que enfim que alguém denuncia o que para mim é uma grande evidência!

- Finalmente Álvaro Pedro o Socialista, presidente da CM Alenquer, que continua como sempre com um discurso pouco fluente, por vezes atabalhoado de quem não tem, nem nunca teve, o dom da palavra, mas que conhece bem os problemas do Concelho . Afinal de contas são três décadas à frente dos destinos da autarquia. Álvaro Pedro esteve mal quando afirmou preferir um posto de GNR no Carregado (e o de Alenquer), em vez de um posto comum entre as duas vilas - Nuno Coelho aproveitou esta ocasião para, pela única vez, «brilhar» ao questionar o Presidente da oposta posição do seu nº 2 na lista à CMA sobre este assunto. Álvaro Pedro não conseguiu explicar e «fugiu para a frente». Relativamente ao Aeroporto continuamos a assistir à mudança de posição do PS local que no passado era frontalmente contra o Aeroporto, depois tomou a posição do Nim e agora, com Sócrates no poder, já concorda com a obra! Nem os Camaleões mudam tanto de cor!

</b>Para finalizar resta-me dizer que, a avaliar pelas prestações dos candidatos não existem esperanças de mudanças por estes lados. E no dia de votar as pessoas provavelmente vão pensar que mal por mal que fiquem os mesmos. É que esses já o povo conhece!</b>

Nota: Não assisti aos primeiros 15 minutos do debate motivo pelo qual apenas falei do que ouvi nos restantes 105 minutos.
Publicado por Francisco Martins às 00:32
Link do post | Comentar | Adicionar a favoritos
|
------- ALENQUER - PORTUGAL ------- ----------- Francisco Martins ----------- ---------- as1403052@sapo.pt --------- ----------- Carlos J Ferreira ----------- --------- carlos@ferreira.com --------

Translate to

English

Agosto 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
19
20
26

Temas

alenquer

autocaravanismo

benfica

blogs

bulgaria

caricaturas

croacia

desporto

egipto

espanha

fotos

frança

grecia

humor

internacional

italia

livros

mulheres

nacional

nd

ota

pessoal

polonia

romenia

varios

todas as tags

Arquivos

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Posts recentes

Recantos

«tão importantes são os p...

5 - O cantinho Benfiquist...

A Insanidade ao seu mais ...

Confusão

Uma magnífica ideia para ...

É já depois de amanhã

Leste

4 - O Cantinho Benfiquist...

Setúbal não é a Rua Soeir...

webstat

mais sobre mim

blogs SAPO

subscrever feeds