Sabemos onde estamos, mas, com este Pobre País, não sabemos para onde vamos. Portugal, Alenquer, Desporto e fotos de viagens.

Links

Quarta-feira, 12 de Outubro de 2005

O novo xadrez

Os resultados eleitorais do passado Domingo em Alenquer ditaram um novo posicionamento das forças politicas. A CDU mantém o seu eleitorado e consegue subir mais de 1%, mesmo com um candidato que à partida teria menos trunfos e que contou com um investimento financeiro visivelmente inferior aos demais adversários.

O PS entorpecido por tantos anos de poder, mesmo sabendo de uma situação adversa provocada por decisões impopulares do governo Socialista, apresentando um candidato que já não o deveria ser e com a pouca campanha eleitoral que fez nas ruas, tem um resultado desastroso e que está à vista. A equipa até poderia ser a mais equilibrada e a mais experiente, mas a mensagem não chegou aos Alenquerenses. Perdas significativas na casa dos 10% nas freguesias da sede de Concelho aliadas a perdas de 5% na freguesia do Carregado, que representa quase um quinto dos eleitores, para além de uma perda generalizada em todas as outras freguesias, são bem uma imagem do descalabro que ocorreu nas hostes Socialistas que apesar de saír como força vencedora perdeu um Vereador e a a maioria absoluta que detinha, para além de baixas na Assembleia Municipal. Como se não bastasse o PS não consegue recuperar a freguesia de Abrigada, "roubada" pelos comunistas nas anteriores eleições e que agora que até consolidam a sua posição, e, talvez surpresa para alguns, perdem a Freguesia de Triana para a coligação que assim obtém a sua primeira Freguesia no Concelho. Finalmente o Partido Socialista em Alenquer terá que reflectir sobre os números que obtiveram, pois das três votações a mais baixa foi a candidatura à Câmara Municipal e apesar de continuarem a gerir os destinos de Alenquer são os únicos perdedores das eleições.

A Coligação Pela nossa terra obtém um resultado excelente reforçando a sua posição de liderança da oposição, iguala em numero de vereadores o PS, retirando um a este, como já referi conquista a Freguesia de Triana e tem resultados expressivos em Sto. Estevão, Olhalvo, Ota, Triana e Carregado, vencendo inclusivamente nos três ultimos na sua Candidatura à CMA. Aqui a análise da coligação deverá ser feita no sentido de apurar o motivo de a subida menos significativa das três votações ter ocorrido na Candidatura à Assembleia Municipal que anteriormente (somando PSD e CDS) detinha a sua melhor votação.

Uma nota ainda para os votos brancos e nulos que cresceram, atingindo valores globais de 5%, demonstrando que existem mais eleitores que não acreditaram em ninguém e que não se sentem representados pelas forças políticas que se apresentaram a votos.

Mas este novo xadrez que se prepara para os próximos anos, não se irá resumir à escolha de "aliados" de governação para o PS e à forma como irá mudar o seu comportamento com o objectivo de recuperar a confiança do povo, perdida nestas eleições. Sabendo que o PS irá apresentar um novo Candidato à autarquia, sabendo que a coligação terá quatro anos para demonstrar o que vale e ganhar um novo voto de confiança do eleitorado e finalmente sabermos se a CDU guarda algum "trunfo na manga", fico desconfiado que o próximo mandato vai dar muito que falar...
Publicado por Francisco Martins às 00:34
Link do post | Comentar | Adicionar a favoritos
|
------- ALENQUER - PORTUGAL ------- ----------- Francisco Martins ----------- ---------- as1403052@sapo.pt --------- ----------- Carlos J Ferreira ----------- --------- carlos@ferreira.com --------

Translate to

English

Agosto 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
19
20
26

Temas

alenquer

autocaravanismo

benfica

blogs

bulgaria

caricaturas

croacia

desporto

egipto

espanha

fotos

frança

grecia

humor

internacional

italia

livros

mulheres

nacional

nd

ota

pessoal

polonia

romenia

varios

todas as tags

Arquivos

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Posts recentes

Recantos

«tão importantes são os p...

5 - O cantinho Benfiquist...

A Insanidade ao seu mais ...

Confusão

Uma magnífica ideia para ...

É já depois de amanhã

Leste

4 - O Cantinho Benfiquist...

Setúbal não é a Rua Soeir...

webstat

mais sobre mim

blogs SAPO

subscrever feeds